sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pesquisa mostra Lindberg a caminho da liderança

O candidato do PT ao Senado Lindberg Farias alcançou César Maia (DEM) nas intenções de voto, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS). Para especialistas, a disputa pelo Senado tem trazido emoção para estas eleições. Apesar do resultado quase decidido no primeiro turno para os dois principais cargos em jogo – com vitória de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência e Sérgio Cabral (PMDB) para o Governo do Estado -, 75% dos eleitores fluminenses ainda estão indecisos em relação a pelo menos um dos dois votos para candidatos ao Senado.

A pesquisa mostrou Marcelo Crivela (PRB) na ponta com 28% das intenções de voto, seguido por César (24%) e Lindberg (23%) empatados tecnicamente. Depois, vem Jorge Picianni (PMDB) com 13% das intenções. Em reportagem veiculada no jornal Estado de São Paulo nesta quarta-feira (01), cientistas políticos afirmaram que com as sucessivas perdas de pontos de Cesar e Crivella, “[os dois] podem ser engolidos nos próximos dias por Lindberg.”

O sociólogo Fábio Gomes, diretor-presidente do Instituto Informa, declarou na reportagem que o petista é o candidato da “convergência”, por ter o apoio do presidente Lula e do governador Cabral. Gomes ainda considera o crescimento de Lindberg positivo, por atrair a atenção dos eleitores e provocar um aumento do interesse nas eleições. Para ele, com “uma disparada da candidatura do Lindberg, pode haver uma dramaticidade na disputa pela segunda vaga. Isso pode envolver mais o eleitor na campanha e diminuir o número de indecisos”, observou o sociólogo.

O IBPS ouviu 5 mil pessoas entre os dias 16 e 28 de agosto em todo o estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 26826/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o protocolo 74562/20.